segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fé Sem Obras !


“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?  Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”

(Tiago 2:14-26)
 Esta palavra é bem clara: são nossas ações que irão definir se somos ovelhas ou cabras. Jesus, como sempre, mostra-se humilde e coloca-se no lugar dos "menores" e nos mostra que através dos nossos atos de amor para com esses pequeninos é que alcançaremos o céu que nos foi prometido. Na carta de Tiago, ele diz que fé sem obras é fé morta, é corpo sem alma.
Você já teve o prazer de ajudar alguém de forma desprendida, sem esperar recompensa? A sensação de que foi melhor para nós que para pessoa é impressionante, é uma pena que não recordamos esse sentimento diariamente, ou pelo menos o suficiente para ajudarmos nossos irmãos que tanto precisam, e que para nós é tão pouco. Isto pode ser material ou espiritualmente falando, nem só de pão vive o homem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário